TRATAMENTO DE ALCOOLISMO PARA IDOSOS

Tratamento De Alcoolismo Para IdososO alcoolismo atinge mais de 4 milhões de pessoas no Brasil e é bem comum entre jovens de 18 a 29 anos. Porém também atinge uma porcentagem dos idosos. Cerca de 9% da população idosa consome bebidas alcoólicas todos os dias. Mas o tratamento de alcoolismo para idosos é tão viável quanto o tratamento para os mais jovens.

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas traz malefícios a qualquer pessoa, independente da faixa etária. Mas falando de idosos, naturalmente quando se chega na terceira idade, as pessoas estão mais propícias a desenvolverem certos tipos de doenças como diabetes, osteoporose, hipertensão, problemas gastrointestinais e neurológicos, entre outros.

O consumo de álcool acelera e agrava o desenvolvimento de doenças como essas pois na terceira idade o metabolismo naturalmente não possui mais a mesma eficiência e órgãos como o fígado, que é responsável por eliminar o álcool do corpo, fica mais frágil. Outros órgãos como estômago e pâncreas também têm seu desempenho diminuído tornando o consumo do álcool ainda mais prejudicial para o idoso.

Além das doenças físicas, transtornos mentais como depressão, irritabilidade e confusão mental também podem ser desenvolvidos pelo alcoolismo na terceira idade.

Motivos que podem levar os idosos ao alcoolismo

Alguns motivos específicos  podem levar os idosos a beber todos os dias e tornarem-se alcoólatras. Um deles é a solidão. Por mais que o idoso possa morar com seus filhos, netos ou até seu cônjuge, pode sentir-se sozinho e então procurar companhia na bebida alcoólica.

Outro motivo que pode levar os idosos a consumirem álcool exageradamente é a aposentadoria e o sentimento de inutilidade que pode vir junto com ela. Alguns idosos ao se aposentarem, ficam com bastante tempo ocioso e devido o vigor não ser mais o mesmo como em sua juventude, acabam sentindo-se com pouca utilidade.

O apoio da família no tratamento de alcoolismo para idosos

Por isso é fundamental que a família sempre esteja presente e participativa, morando ou não na mesma residência que o idoso. A família deve fazer com que o idoso sinta-se amado e importante para todos para que assim não se sinta solitário e procure a bebida para aliviar sua solidão.

O tratamento de alcoolismo para idosos deve sempre contar com o apoio da família que não pode ver o alcoolismo com indiferença ou pouca importância. Todos devem ter consciência que trata-se de uma doença que pode encurtar a vida de seu ente querido se não for levada a sério.

Além de conscientizar-se, a família também precisa dialogar com o idoso e mostrar que o alcoolismo é uma doença que precisa ser combatida. A relutância por parte do idoso, logo de início, é normal. Mas a família não pode e nem deve desistir. Todos devem ser pacientes e perseverantes, sempre demonstrando amor ao ente querido.

Se possível, devem evitar que o idoso tenha contato com a bebida, mesmo que seja gradativamente.

E finalmente a família deve buscar ajuda profissional para que o alcoolismo seja tratado, pois independente da idade, tratar essa doença crônica é uma tarefa difícil , principalmente porque o alcoolista geralmente só reconhece que precisa de ajuda quando se encontra em situações bem complicadas, popularmente conhecidas como “fundo do poço”.

DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Clínica especializada no tratamento de dependência química

ALCOOLISMO

Clínica especializada no combate e tratamento de alcoolismo, para homens, mulheres, idosos e adolescentes

ESQUIZOFRENIA

Tratamento da esquizofrenia, atendimento especializado e profissionais qualificados.

CASA DE REPOUSO

Casa de repouso para idosos com acompanhamento 24 horas

SOLICITE CONTATO

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E SOLICITE CONTATO

WhatsApp

(11) 3042-4005

Telefone

(11) 4249-0224

Resgate 24 horas

Atendimento de Emergência

[]
1 Step 1
Nome Completo
Telefone
Celular
Mensagem
0 /
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right