TRATAMENTO DE ALCOOLISMO PARA IDOSOS

Tratamento De Alcoolismo Para IdososO alcoolismo atinge mais de 4 milhões de pessoas no Brasil e é bem comum entre jovens de 18 a 29 anos. Porém também atinge uma porcentagem dos idosos. Cerca de 9% da população idosa consome bebidas alcoólicas todos os dias. Mas o tratamento de alcoolismo para idosos é tão viável quanto o tratamento para os mais jovens.

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas traz malefícios a qualquer pessoa, independente da faixa etária. Mas falando de idosos, naturalmente quando se chega na terceira idade, as pessoas estão mais propícias a desenvolverem certos tipos de doenças como diabetes, osteoporose, hipertensão, problemas gastrointestinais e neurológicos, entre outros.

O consumo de álcool acelera e agrava o desenvolvimento de doenças como essas pois na terceira idade o metabolismo naturalmente não possui mais a mesma eficiência e órgãos como o fígado, que é responsável por eliminar o álcool do corpo, fica mais frágil. Outros órgãos como estômago e pâncreas também têm seu desempenho diminuído tornando o consumo do álcool ainda mais prejudicial para o idoso.

Além das doenças físicas, transtornos mentais como depressão, irritabilidade e confusão mental também podem ser desenvolvidos pelo alcoolismo na terceira idade.

Motivos que podem levar os idosos ao alcoolismo

Alguns motivos específicos  podem levar os idosos a beber todos os dias e tornarem-se alcoólatras. Um deles é a solidão. Por mais que o idoso possa morar com seus filhos, netos ou até seu cônjuge, pode sentir-se sozinho e então procurar companhia na bebida alcoólica.

Outro motivo que pode levar os idosos a consumirem álcool exageradamente é a aposentadoria e o sentimento de inutilidade que pode vir junto com ela. Alguns idosos ao se aposentarem, ficam com bastante tempo ocioso e devido o vigor não ser mais o mesmo como em sua juventude, acabam sentindo-se com pouca utilidade.

O apoio da família no tratamento de alcoolismo para idosos

Por isso é fundamental que a família sempre esteja presente e participativa, morando ou não na mesma residência que o idoso. A família deve fazer com que o idoso sinta-se amado e importante para todos para que assim não se sinta solitário e procure a bebida para aliviar sua solidão.

O tratamento de alcoolismo para idosos deve sempre contar com o apoio da família que não pode ver o alcoolismo com indiferença ou pouca importância. Todos devem ter consciência que trata-se de uma doença que pode encurtar a vida de seu ente querido se não for levada a sério.

Além de conscientizar-se, a família também precisa dialogar com o idoso e mostrar que o alcoolismo é uma doença que precisa ser combatida. A relutância por parte do idoso, logo de início, é normal. Mas a família não pode e nem deve desistir. Todos devem ser pacientes e perseverantes, sempre demonstrando amor ao ente querido.

Se possível, devem evitar que o idoso tenha contato com a bebida, mesmo que seja gradativamente.

E finalmente a família deve buscar ajuda profissional para que o alcoolismo seja tratado, pois independente da idade, tratar essa doença crônica é uma tarefa difícil , principalmente porque o alcoolista geralmente só reconhece que precisa de ajuda quando se encontra em situações bem complicadas, popularmente conhecidas como “fundo do poço”.