DEPENDÊNCIA QUÍMICAA dependência química é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) uma doença crônica que se enquadra nos transtornos mentais e comportamentais (CID 10 F-19).

Ela é uma doença primária, pois pode ocasionar outras doenças como depressão, ansiedade, esquizofrenia , enfisema pulmonar, insuficiência renal e hepática, entre muitas outras.

São mais de 271 milhões de pessoas no mundo com idades entre 15 e 64 anos que já fizeram uso de alguma droga ilícita. Número este equivalente a 5,5% da população mundial.

Dos mais de 271 milhões de usuários de drogas existentes no mundo atualmente, pelo menos 30 milhões são considerados dependentes químicos.

No Brasil o número de usuários de drogas ilícitas ultrapassa os 3,5 milhões de pessoas. E infelizmente este número vem aumentando cada vez mais.

Os males causados pela dependência química

Além de ser uma doença e causar vários males físicos e psicológicos, a dependência química também prejudica a vida social do indivíduo.

Um dependente químico pode ter dificuldades em manter-se em um emprego, a relação com a família muitas vezes se torna conturbada ou, no mínimo, muito distante. A dependência química tende a deixar uma pessoa violenta, causando assim intrigas banais entre familiares e outras pessoas de seu convívio.

Nos casos mais graves, o dependente químico pode ir pelo caminho do crime, praticando furtos, roubos, assaltos e outros tipos de delitos para sustentar sua dependência. Em ocasiões extremas, o dependente químico pode tirar a vida de alguém, ou até mesmo perder a própria vida em uma situação de risco.

No caso das mulheres, algumas partem para a prostituição para poderem continuar consumindo as drogas as quais são dependentes. Este problema pode levar a outros, como uma gravidez indesejada ou contrair alguma doença sexualmente transmissível.

Sem cura, porém tratável

Apesar de ser uma doença crônica, ou seja, não possuir uma cura definitiva, a dependência química possui tratamento.

Da mesma forma que outras doenças crônicas como diabetes e hipertensão, que se tratadas corretamente, podem prolongar a vida do paciente, assim também acontece com a dependência química. Mesmo ela sendo uma doença brutal, devastadora em vários aspectos, se for tratada no tempo certo e da forma certa, pode proporcionar uma vida saudável e feliz ao paciente.

E para que isso aconteça, a dependência química precisa ser tratada em uma clínica de recuperação onde existem profissionais qualificados para atenderem cada caso específico.

Além dos profissionais, a clínica de recuperação também proporciona um ambiente seguro, confortável e tranquilo para que o paciente tenha uma recuperação rápida e eficaz.

Para que o paciente se recupere, além de todo o cuidado e esforço que a clínica de recuperação oferece, o envolvimento da família também é muito importante. Os familiares precisam apoiar o ente querido não somente durante o tratamento mas também após a alta, quando o paciente já estiver em casa e o risco de acontecer uma recaída é bem alto.

A família deve ajudar o dependente químico a evitar gatilhos que possam fazer com que ele tenha contato novamente com a substância. Por exemplo, evitar pessoas ou lugares onde o familiar tenha fácil acesso às drogas.

Pois mesmo que o paciente esteja totalmente recuperado, um simples contato com a droga que causou sua dependência pode fazer com que tudo volte à estaca zero e a batalha contra a doença seja recomeçada, inclusive uma nova internação na clínica de recuperação.