TRATAMENTO PARA ESQUIZOFRENIA

Tratamento para EsquizofreniaA esquizofrenia é uma doença crônica, caracterizada por ser um transtorno mental grave, podendo causar delírios, alucinações, problemas de concentração e raciocínio, dificuldades com a memória e uma certa desconexão com a realidade.

A doença atinge aproximadamente 1% da população mundial. Ela costuma se manifestar entre os 15 e 35 anos de idade e em alguns casos raros pode aparecer na infância.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, a esquizofrenia tem maior recorrência em pessoas dos sexo masculino e nem sempre consegue ser diagnosticada no início. Isso porque alguns dos primeiros sintomas que aparecem meses ou até anos antes da doença de fato se manifestar, são confundidos com outros tipos de transtornos mentais, como a depressão, por exemplo.

Sintomas da esquizofrenia

Como dito anteriormente, a esquizofrenia pode apresentar sintomas que comumente são confundidos com outras doenças. Neste caso é necessário um diagnóstico médico.

Os sintomas variam, dependendo de cada indivíduo, podendo aparecer gradualmente ou de forma repentina.

Os sintomas da esquizofrenia podem ser divididos em sintomas positivos e sintomas negativos.

Sintomas positivos

Os sintomas positivos são aqueles mais evidentes que ocorrem no auge da doença, por assim dizer. São sintomas relacionados à perturbação mental. Segue alguns deles:

• Delírios: ideias individuais que não condizem com a realidade das demais pessoas. Por exemplo, pensar que é um super-herói com poderes e que precisa salvar o mundo, ou que está sendo perseguido por alienígenas.
  • Alucinações: Pensar que está vendo ou ouvindo algo. Está relacionada também ao olfato, paladar e tato. Ou seja, pensar que sentiu algo ou alguém, que sentiu gosto ou cheiro de algo que não é real.
  • Confusão mental: pronunciar frases sem sentido ou inventar palavras.

Sintomas negativos

Os sintomas negativos são aqueles que resultam na diminuição ou perda da capacidade mental. Entre eles estão os que envolvem a falta de motivação, isolamento social, indiferença emocional, pobreza do pensamento, entre outros sintomas que podem ser confundidos com outras doenças.

Fatores de risco da esquizofrenia

A esquizofrenia não possui causas específicas, mas possui algunss fatores de risco e um deles é a genética. Filhos que possuem pai ou mãe diagnosticado com esquizofrenia, têm até 12% de chances de também desenvolverem a doença. E no caso dos dois, pai e mãe, as chances aumentam para 40%.

Mas uma pessoa obviamente pode ter esquizofrenia mesmo que seus pais não sejam vítimas da doença.

Outro fator que os cientistas consideram causador da esquizofrenia é o ambiente. Por exemplo, exposição a vírus, problemas durante o nascimento e fatores psicossociais podem ser responsáveis pelo aparecimento da esquizofrenia.

Outro fator que também pode causar a esquizofrenia é a dependência química . Uma doença levando à outra. Além da esquizofrenia, a dependência química também pode desenvolver outras doenças como a depressão e ansiedade.

Tratamento da esquizofrenia

Apesar da esquizofrenia não possuir uma cura – como normalmente acontece com as demais doenças crônicas – ela possui tratamento e pessoas que são afetadas por ela podem ter uma vida normal, desde que o tratamento seja feito da forma adequada.

O tratamento consiste em psicoterapia e medicamentos. Tal tratamento deve ser sempre acompanhado por profissionais da saúde que irão orientar o paciente e sua família para que a doença seja controlada e os sintomas sejam eliminados o mais rápido possível, proporcionando ao paciente uma reabilitação sólida.

Ressaltando que o paciente não consegue identificar sozinho a doença em si próprio. É necessária a ajuda dos familiares para identificar os sintomas e procurar auxílio médico.