Como evitar recaídas dependência química

Como evitar recaídas dependência química

- junho 1, 2020

Depois que o paciente consegue a sua recuperação, muitos se perguntam como evitar recaídas dependência química. A recaída é uma das fases do tratamento que mais demanda atenção, pois é um momento de muita frustração, discussão, nervosismo e que pode abalar emocionalmente o dependente.

Ao passar por uma questão delicada de recaída, o dependente químico pode procurar novamente as drogas por seu descontrole emocional. É uma fase bem complicada e complexa e que pode acontecer. Para tal, algumas medidas podem ser tomadas para evitar que haja a recaída.

Algumas estratégias podem ser aplicadas depois do tratamento de reabilitação encaminhado em uma clínica de recuperação. Normalmente, essas estratégias servem para antecipar e lidar com as situações em que o paciente pode acabar recaindo.

Prevenção de recaídas

A clínica de recuperação tem o papel de trabalhar essas questões com o paciente, fazendo com que ele entende que existirão situações em que podem acabar recaindo. A terapia ajuda a ensinar instrumentos eficazes sobre como evitar recaídas dependência química, modificando o seu estilo de vida.

A mudança de estilo de vida é muito importante para evitar a exposição do paciente a alguma situação de risco, o que fortalece as suas habilidades de evitar uma nova recaída. A reinserção social deve ser pensada a partir da necessidade de combater alguma recaída.

Assim, é muito importante que a pessoa saia da clínica de recuperação sabendo que vai precisar manter uma vida diferenciada do que vivia antes. Vai ter que mudar os locais que frequentava, principalmente os de lazer. Sem ter contato intenso com as influências negativas e amizades que continuam fazendo uso.

Procurando uma nova ocupação como estudos, emprego, esportes ou religião, podem ser uma grande ajuda nos primeiros momentos. Logo após a recuperação, podem se sentir vulneráveis e essas ocupações ajudam a ter mais chance de sucesso. Ocupar o tempo com algo produtivo pode ajudar o dependente a se manter firme.

Como evitar as recaídas?

Para entender como evitar recaídas dependência química, é importante ter um trabalho de prevenção, visto que a recaída pode surgir a partir de gatilhos emocionais. O trabalho da clínica de reabilitação é fazer com que o paciente saiba lidar com situações.

A prevenção da recaída tem o objetivo de modificar o comportamento do paciente, mostrando como evitar os seus problemas pode levar a uma recaída. O indivíduo vai precisar aprender a identificar os seus sinais de alerta de uma situação que pode levar ao uso da droga, com habilidades de enfrentamento adquiridas, modificando as suas expectativas em relação ao seu comportamento.

Não importa o tipo de droga que foi usada, é importante se manter firme. O processo de evitar a recaída é muito complicado e não devem ser encarados como uma derrota. O tratamento de dependência química dura uma vida toda e os cuidados vão sempre existir.

Por isso, o trabalho da Clínica Grupo de Recuperação é tão importante para fazer o paciente compreender que tem capacidade e base emocional para se sentir forte para se reinserir socialmente, sabendo lidar com situações de recaídas.

Vote aqui

0
Compartilhe nas redes sociais