Como Lidar com Marido Dependente Químico

Como Lidar com Marido Dependente Químico

- março 9, 2020

Os vícios estão entre as situações mais complexas de se enfrentar quando estamos em um relacionamento. Saber como agir diante de um cônjuge viciado é algo extremamente desafiador. Por isso, hoje reunimos dicas de como lidar com marido dependente químico.

Afinal de contas, a postura adotada pela esposa faz toda a diferença nos resultados a longo prazo. O relacionamento pode acabar em separação ou divórcio. Mas também pode ser renovado caso seja auferido o tratamento adequado.

Independentemente de como o seu parceiro chegou a essa situação, o mais importante é agir com firmeza daqui para frente. Para tanto, reconheça o problema e aproveite as dicas a seguir para saber como enfrentá-lo.

Boa leitura!

Dicas de como lidar com o marido dependente químico

Depois de idealizar o casamento perfeito, muitas mulheres não sabem como lidar com marido dependente químico. Algumas ignoram o problema, se submetem caladas ou simplesmente desistem da relação.

Se você está disposta a tomar uma atitude, observe o que pode ser feito para retomar as rédeas da situação e recuperar o tempo perdido. Reunimos 9 dicas:

 

1. Aprenda sobre o vício

Existem diferentes tipos de dependência química, seja por substâncias lícitas (álcool, tabaco, remédios), por substâncias ilícitas (cocaína, craque, estimulantes) ou até mesmo por comportamentos prejudiciais (compulsão alimentar, satiríase, pornografia).

Diante disso, o primeiro passo é conhecer mais sobre o vício do seu marido. O conhecimento é uma arma poderosa na batalha pela recuperação. Por isso, pesquise sobre os aspectos fisiológicos, psicológicos e comportamentais da dependência. No nosso blog você encontra um vasto material sobre o assunto.

 

2. Demonstre o seu apoio

Se o seu marido demonstrar que está interessado em fazer um tratamento, demonstre todo o seu apoio e acompanhe ele sempre que possível. Essa é uma excelente forma de incentivar a internação voluntária e evitar casos de internação involuntária.

 

3. Cuide-se

Além de saber como lidar com marido dependente químico, é imprescindível que você também compreenda a importância de cuidar de si mesma. Os impactos do vício atingem não somente o paciente como também os familiares e as pessoas em volta dele.

A rotina de amparo a um viciado é exaustiva, tanto no aspecto físico como mental. É importantíssimo ter certeza de que as suas necessidades também estão sendo atendidas.

 

4. Jamais aceite a violência

Lamentavelmente o alcoolismo e a dependência química estão entre os propulsores de comportamentos abusivos e violentos. Muitas mulheres sofrem com essa situação e são desacreditadas ou desamparadas pela sociedade.

Ame a si mesma e jamais aceite a violência e o desrespeito. Se imponha e, quando ele estiver sóbrio, deixe claro de que você não se submeterá a esse tipo de comportamento. Caso necessário, procure seus direitos em delegacias especializadas no atendimento à mulher vítima de maus tratos domésticos.

 

5. Procure ajuda profissional

Entrar em contato com uma boa clínica de recuperação é o primeiro passo de como lidar com marido dependente químico e ter bons resultados. O Grupo Reconduzir conta com uma equipe de profissionais competentes para o tratamento e presta todo o amparo aos cônjuges e familiares.

Você não está nessa luta sozinha. Conte conosco!

Compartilhe nas redes sociais