Qual o tratamento para dependentes de drogas?

Qual o tratamento para dependentes de drogas?

- janeiro 16, 2020

Cada dependente estabelece uma conexão física e psíquica diferente com a droga que consome e, portanto, apresenta necessidades diferentes para obter sucesso na sua recuperação. Sendo assim, qual o tratamento para dependentes de drogas funciona melhor?

É claro que a prevenção continua sendo a alternativa mais indicada para evitar que a dependência química se estabeleça no organismo. No entanto, o sistema adotado pelas políticas públicas no Brasil ainda vê a questão das drogas por uma perspectiva punitiva e não de saúde, como deveria ser.

Não é por mero acaso que o Estado disponibilize de tão poucos leitos para recuperação de dependentes. Os recursos e os esforços continuam, ano após ano, focados na fracassada guerra às drogas.

Para que um viciado em entorpecentes esteja plenamente reabilitado, é fundamental um esforço conjunto de diversos profissionais e o amparo da família. Sendo assim, a questão sobre qual o tratamento para dependentes de drogas funciona melhor tem uma resposta: a intervenção de equipes especializadas que atuam nos centros de recuperação.

Logo mais você vai entender melhor o porquê dessa afirmação. Continue acompanhando!

Qual o tratamento para dependentes de drogas mais indicado?

A dependência química é resultante de vários fatores do organismo e do dia a dia de um usuário de drogas. Essas nuances envolvem perspectivas biológicas, psicológicas e sociais.

Tendo essa premissa norteadora em mente, fica mais clara a importância de um tratamento abrangente e multidisciplinar. Tome cuidado com promessas de soluções rápidas pautadas em supostos remédios para o alcoolismo e mesmo com abordagens unicamente morais ou religiosas.

O ser humano é complexo e demanda de amparo em diversas frentes para conseguir retomar as rédeas da própria vida e conseguir se manter longe do vício em drogas. Portanto, a internação para desintoxicação em estabelecimentos especializados e que deem o suporte adequado para manter a abstinência é o tratamento para dependentes de drogas mais eficaz.

 

Fases do tratamento para dependentes de drogas

 

Para que o tratamento para dependentes de drogas em uma clínica especializada seja completo, esteja atento às fases da reabilitação que o estabelecimento oferece. Normalmente, essas etapas incluem:

  • Anamnese

Momento de diagnóstico do grau de dependência e da conexão entre médico e paciente para que sejam revelados os fatores físicos, psicológicos e sociais que estão atrelados à doença e se defina uma estratégia terapêutica;

 

  • Desintoxicação

Fase em que o trabalho da equipe médica se mostra indispensável para inibir o contato com as drogas com total segurança e monitoramento dos sintomas da síndrome de abstinência;

 

  • Acompanhamento psicoterapêutico

Etapa conduzida por psicólogos, terapeutas, educadores físicos, nutricionistas e assistentes sociais para que o paciente se mantenha sóbrio. Ele recebe as orientações necessárias para ser reinserido na sociedade com responsabilidade e autonomia;

 

  • Grupos de apoio

São indicados especialmente para encontros periódicos após o tratamento ter sido concluído, tendo em vista manter o compromisso do ex dependente com a abstinência.

Agora que você já sabe qual o tratamento para dependentes de drogas funciona, entre em contato com a nossa clínica e converse com nossa equipe para conhecer nossas opções de recuperação.

Compartilhe nas redes sociais