Quanto tempo leva para desintoxicar um dependente químico

Quanto tempo leva para desintoxicar um dependente químico

- março 12, 2020

A dependência química é considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma doença crônica, ou seja, ela não tem cura. As consequências do uso da droga podem se estender a problemas profissionais, sociais, familiares, além de levar sofrimento para o dependente na sua saúde física e emocional.

Mesmo com tantos aspectos sendo afetados pela dependência química, há tratamento para a dependência. O uso da droga leva a pessoa a passar por uma mudança no seu comportamento, depois de passar por uma adaptação dos efeitos da droga e com a sua necessidade de permanecer usando. Com isso, é importante oferecer ajuda e tratamento.

Como é feita a desintoxicação de um dependente químico?

A dependência química é uma doença que precisa de muitos cuidados, por isso, é bem importante que o paciente receba um apoio especializado. Há um período mínimo de internação de 90 dias, mas para receber um tratamento que seja efetivo, a duração pode ser de 150 a 180 dias.

O tratamento começa com o apoio e acolhimento, passando por uma avaliação clínica e psicológica para conseguir realizar os cuidados terapêuticos e gerais. Essa é uma fase essencial para conscientizar o paciente do começo do seu tratamento, avaliando a sua condição psicológica, realizando os exames clínicos necessários para poder passar para a desintoxicação.

A próxima etapa é conduzir o paciente para que ele passe por um período de abstinência. Ele vai manifestar diversos desconfortos, visto que o seu corpo vai precisar usar a substância química do qual está dependente. É muito importante que o dependente receba o apoio dos familiares para conseguir continuar motivado para seguir.

Com a abstinência, a desintoxicação começa, onde o paciente já está aceitando de vez o tratamento. Com as condições psicológicas mais favoráveis para se entender com o profissional, o paciente tem uma oportunidade nova de se estruturar novamente dos seus desvios de conduta.

O que acontece depois da desintoxicação?

Com a desintoxicação do organismo acontecendo, o paciente vai passar por diversas análises para conseguir deixar o profissional acompanhar a sua evolução. Pode ser encaminhado para sessões individuais e em grupo, sendo bem importante para que haja um plano de terapia aplicado que apresente os melhores resultados.

Nesse momento, é bem importante que a família esteja próxima e também recebendo as orientações necessárias para saber como se comportar diante desse ponto. Assim, vai saber como agir perante ao tratamento e também saber como continuar conduzindo uma vida de abstinência depois de passar pela clínica.

O dependente químico quando procura por tratamento em uma clínica de recuperação vai ter que passar por um processo de desintoxicação que pode ser particular para cada caso. Juntamente com a desintoxicação, vai receber terapias que vão conseguir deixar o tratamento ainda mais completo, atingindo todos os âmbitos afetados pela droga e reconstruindo o que foi prejudicado.

Desse modo, o Grupo Reconduzir oferece diversas opções de clínicas de recuperação em diferentes localidades, conduzindo a um tratamento que passa pela desintoxicação e também pela terapia, oferecido por diversos profissionais da saúde em suas diferentes especialidades para obter mais efetividade no tratamento.

Compartilhe nas redes sociais