Tipos de dependência Química

Tipos de dependência Química

- maio 1, 2020

A dependência química deve ser considerada uma doença crônica com multifatores que podem contribuir para que haja o seu desenvolvimento, incluindo o tipo de substância, a quantidade, frequência. Além disso, devem ser considerados os fatores genéticos, ambientais, psicossociais e a saúde do indivíduo.

O organismo manifesta uma dependência a substância, demonstrando uma necessidade psicológica e física da droga. Quando o uso se torna abusivo, é possível que haja a manifestação de problemas na vida pessoal do indivíduo, trazendo diferentes problemas por conta das drogas. Conheça alguns tipos de dependência química:

Crack

Uma substância química que causa extrema dependência é o crack, pois tem um efeito praticamente imediato quando comparado com as outras substâncias que demoram mais tempo para agir. O uso abusivo causa problemas no cérebro, vias aéreas, tendo um impacto devastador no organismo. Com diversos sintomas para a parte física do corpo, também traz problemas mentais, que demandam a necessidade de tratamento.

Dependência alcoólica

O alcoolismo também causa dependência por conta do uso excessivo e com muita frequência do álcool. Pode ser considerado um vício quando a ingestão é realizada de forma abusiva, trazendo diferentes sintomas para o dependente. Causa abstinência quando o indivíduo não consome, apresentando problemas que envolvem as diferentes esferas da sua vida. Assim, procurar o tratamento para alcoolismo é muito importante.

Cocaína

A cocaína é uma droga bem complicada e que traz diversos efeitos estimulantes e euforizantes que vai provocar uma dependência rapidamente. Quando ela é utilizada, seus efeitos surgem rapidamente. Como ativa a dopamina, é um dos principais fatores que causam a dependência. Algumas pessoas podem se tornar muito agressivas depois do uso, mas outras podem se sentir depressivas ou melancólicas.

Tratamento da dependência química

Como existem diversos tipos de dependências químicas, por conta das diversas substâncias disponíveis, é importante conhecer o tipo e tratar dessa forma. Entendendo que a dependência é uma doença crônica, é muito difícil para a pessoa largar por conta própria, assim, demanda a procura de um tratamento com uma equipe especializada e local adequado para poder reabilitar o paciente.

O Grupo Clínica de Recuperação Reconduzir apresenta uma equipe de profissionais multiprofissionais que estão prontos para darem o tipo adequado de tratamento para os tipos de dependência química. Abordando os pacientes de uma maneira respeitosa e oferecendo o que há de mais moderno nos tratamentos.

O paciente precisa receber um tratamento que vá contribuir para aliviar os sintomas da abstinência, assim, ele vai estar mais adepto as próximas etapas, onde vai contar com a ajuda psicológica. Com essa parte, ele vai poder entender melhor os motivos que o levaram a utilizar de forma abusiva as substâncias.

Com a ajuda de um espaço especializado onde é oferecido o tratamento para os diferentes tipos de dependência química, o paciente tem a garantia que vai sair reabilitado do local. Por isso, assim que os sintomas forem identificados, é muito importante procurar por um tratamento que seja de qualidade em uma clínica de recuperação que conte com profissionais altamente capacitados.

Compartilhe nas redes sociais