TRATAMENTO FAMILIAR
A dependência química é considerada um dos males mais difíceis de contornar nos dias de hoje. O uso abusivo de álcool e de drogas permeia a sociedade e cada vez mais pessoas enfrentam tal dificuldade. Nesse contexto, o tratamento familiar é uma excelente alternativa para romper com o ciclo vicioso e impedir a reincidência.
Não podemos esquecer que a dependência afeta não apenas o paciente como também as pessoas que estão em volta dele. Além do mais, questões genéticas e psicossociais podem fazer com que mais integrantes de um mesmo grupo familiar manifestem o problema, seja de forma concomitante ou não.
De qualquer maneira, a maior certeza que temos é de que o tratamento se faz extremamente necessário. Existem diferentes alternativas que permitem controlar os efeitos fisiológicos e comportamentais no adicto. Continue acompanhando e saiba mais sobre elas.
Importância da família no tratamento do dependente
O dependente químico e/ou alcoólatra perde a capacidade de controlar o uso de substâncias que afetam a sua percepção sobre o meio em que está inserido. Isso costuma gerar problemas no trabalho, nos estudos e no ambiente familiar.
Entretanto, ainda que mágoas e sentimentos conflitantes possam afetar as relações com os entes queridos viciados, a família tem papel crucial ao longo do tratamento. Por conta disso, sua participação no processo de reabilitação e reinserção na sociedade é indispensável.
Quando o dependente percebe que conta com o apoio das pessoas que ama, sua recuperação é favorecida. Além do mais, esse é um lembrete constante de que se o problema não for contornado poderá haver uma desestruturação familiar definitiva.
O Grupo Clínica de Recuperação entende o quanto a terapia familiar é capaz de influenciar no tratamento de seus pacientes. Por isso, sempre que possível inclui a participação das pessoas que têm laços afetivos com o dependente nos seus procedimentos.
A família é uma verdadeira aliada da equipe de profissionais de comunidades terapêuticas e clínicas de reabilitação. Jamais devemos subestimar a sua importância ao longo do processo.
Tratamento familiar para dependentes
Dentre as possibilidades de participação da família no tratamento de alcóolatras e dependentes químicos, estão:
- Intervenções multidisciplinares: com a ajuda de uma equipe de diferentes profissionais, o dependente consegue superar a influência fisiológica e psíquica da substância e consegue se reintegrar à família e à sociedade;
- Grupos de autoajuda: familiares podem participar dos grupos de autoajuda para compartilhar experiências e comemorar as etapas da evolução no tratamento;
- Acompanhamentos psicológicos: são desenvolvidos tratamentos específicos que consideram o histórico familiar do paciente e com a participação dos entes queridos;
- Recursos terapêuticos: os pacientes e seus familiares participam de palestras, workshops e outros encontros com temas que visam o aumento da qualidade de vida de todos os envolvidos no tratamento. Além disso, os terapeutas da clínica estão sempre prontos a atender dificuldades pontuais para o pleno sucesso da reabilitação.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o tratamento familiar do Grupo Clínica de Recuperação? Entre em contato com a nossa equipe e tire as suas dúvidas!
ALCOOLISMO
Clínica especializada no combate e tratamento de alcoolismo, para homens, mulheres, idosos e adolescentes
ESQUIZOFRENIA
Tratamento da esquizofrenia, atendimento especializado e profissionais qualificados.
SOLICITE CONTATO
PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E SOLICITE CONTATO
(11) 3042-4005
Telefone
(11) 4249-0224
Resgate 24 horas
Atendimento de Emergência