Uma das maneiras mais eficazes de tratamento para drogados é a internação em uma clínica especializada. Esse tipo de procedimento, quando realizado em uma instituição de qualidade, garante a ausência de contato com a droga e a plena recuperação do paciente.
Em alguns casos a internação acontece de maneira voluntária. No entanto, também pode ser necessária uma intervenção involuntária ou compulsória, dependendo do grau de consciência observado e do perigo que o drogado representa para si mesmo ou para os demais à sua volta.
Porém, independentemente de ser contra a vontade ou não, é fundamental buscar por ajuda para a reabilitação do dependente químico. Existem uma série de metodologias eficazes que podem ser combinadas e, literalmente, salvar vidas. Elas incluem a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, terapeutas e outros profissionais focados no controle do vício.
Se você quer saber um pouco mais sobre essas alternativas de desintoxicação oferecidas e sobre o trabalho desenvolvido pela Clínica de Reconduzir, fique atento(a) às dicas a seguir.
Drogas contra as quais é possível fazer tratamento
O número de drogas que são facilmente encontradas à venda nas ruas e em festas é enorme. No entanto, embora cada uma delas tenha suas particularidades, todas têm algo em comum: elas podem ser eliminadas da vida do viciado.
Dentre as substâncias lícitas e ilícitas que ocasionam dependência, seja ela física ou psicológica, contra as quais é possível fazer o tratamento para drogados, estão:
- Cocaína
- Heroína
- Crack
- Maconha
- MD
- LSD
- Ecstasy
- Álcool
- Cigarro
- Medicamentos
- Entre outras
Como é o tratamento para drogados
Há diferentes intervenções que podem ser realizadas. No geral, elas não são feitas de maneira isolada mas sim combinadas para melhores resultados. Alguns dos procedimentos indicados para os pacientes incluem:
- Uso de remédios
A indústria farmacêutica tem opções de medicamentos que, com uso sob supervisão médica, podem ajudar o dependente químico a superar o problema sem acabar substituindo um vício por outro. Normalmente são antidepressivos e ansiolíticos que atuam no sistema nervoso central e conseguem inibir o desejo pela droga.
- Uso de fitoterápicos
Há plantas que também contribuem para a recuperação do paciente por apresentarem efeitos semelhantes aos dos medicamentos controlados, todavia com impacto mais leve e equilibrado.
- Atendimento com psiquiatra ou psicólogo
Profissionais que colaboram com a saúde da mente são essenciais para que o tratamento seja completo. Psicólogos e psiquiatras dominam as técnicas e têm o conhecimento necessário para identificar problemas e propor soluções para os drogados.
- Internação em clínica
Muitas vezes se faz necessária a internação para que haja uma mudança de comportamento no dependente. A clínica é um ambiente seguro e que impede o risco de uma recaída. Tudo é pensado para que o paciente mantenha-se livre do vício e conte com o suporte adequado para isso.
- Acompanhamento familiar
A família também tem participação fundamental no tratamento de dependentes químicos. Dessa maneira o paciente se sente apoiado e motivado.
Esses são alguns exemplos dos procedimentos adotados na nossa clínica. Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco hoje mesmo!