Clínica de tratamento para alcoólatras Campinas

Clínica de tratamento para alcoólatras Campinas

- janeiro 15, 2020

Em busca de uma clínica de tratamento para alcoólatras Campinas? Este artigo pode ser de grande ajuda para escolher a melhor opção!

O alcoolismo é entendido como uma doença crônica, seja ela continuada ou periódica, em que o paciente perde o controle sobre a ingestão de bebidas alcoólicas. Nesse contexto, são frequentes os episódios de intoxicação em que o alcoólatra coloca em risco a própria vida e a das pessoas em sua volta.

O consumo exagerado de álcool acarreta o mau funcionamento de diversos sistemas e órgãos vitais. Há estudos que relacionam até mesmo o câncer à dependência etílica. Além disso, a mudança de comportamento e da percepção da realidade ocasionada pelas bebidas agrava a violência doméstica, urbana e no trânsito.

São realizadas diversas iniciativas e campanhas para conscientizar a população sobre o problema. Há, inclusive, uma semana dedicada ao assunto que culmina no dia 18 de fevereiro, data escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.

Lamentavelmente, o Brasil tem um dos maiores índices de defasagem na oferta de leitos para tratamento de dependentes químicos e alcoólatras. Contudo, as clínicas, centros de reabilitação e comunidades terapêuticas têm suprido essa demanda.

Hoje traremos algumas dicas de como escolher uma boa clínica de tratamento para alcoólatras Campinas. Acompanhe!

Como identificar a síndrome da dependência do álcool

Antes mesmo de partir para o tratamento, é preciso identificar qual o nível de dependência do paciente. Afinal, existem diferentes padrões de alcoolismo, que incluem:

  • Consumo compulsivo: quando há um forte desejo ou uma necessidade incontrolável de beber;
  • Perda de controle: quando o paciente perde a habilidade de consumir bebidas alcoólicas com parcimônia;
  • Dependência física: quando surgem sintomas físicos nos períodos de abstinência, tais como ansiedade, náusea, tremores, suor, entre outros;
  • Desenvolvimento de tolerância: quando o paciente aumenta gradativamente as doses de álcool para obter os mesmos efeitos que alcançava com quantidades menores anteriormente.

Estar atento a esses sinais contribui para o diagnóstico do nível de intoxicação do organismo. Além disso, auxilia no planejamento do tratamento que será realizado para a recuperação do alcoólatra.

Melhor clínica de tratamento para alcoólatras Campinas

Uma vez identificada a doença, chega o momento de contar com amparo profissional para combater os sintomas e evitar novos quadros de consumo excessivo de bebidas. Como a família toda sofre com a questão, é importante que ela participe ativamente da escolha de uma clínica de tratamento para alcoólatras Campinas.

De nada adianta somente esconder as bebidas que há em casa, discutir ou apelar para medidas drásticas como o isolamento forçado do paciente. A conscientização é fundamental para a cura, tendo em vista que o indivíduo é quem pode fazer mais por si próprio do que qualquer outra pessoa, desde que seja bem orientado.

Há, de fato, situações que demandam de internação compulsória. Mas mesmo para esses momentos é preciso buscar por uma opinião médica e multidisciplinar, a qual é encontrada na nossa clínica.

Entre em contato com a nossa equipe e agende uma avaliação. Contamos com profissionais capacitados para tirar todas as suas dúvidas.

Compartilhe nas redes sociais