Dependência: o que essa palavra significa para você?

Dependência: o que essa palavra significa para você?

- janeiro 2, 2020

Quero chamar a sua atenção para essa palavra do título. Dependência.

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando você lê ou escuta essa palavra?

Você se lembra de alguém ou de alguma situação que tenha vivenciado, presenciado ou apenas tomado ciência?

Pense e continue lendo para entender melhor.

Como o dicionário define dependência

O dicionário tem algumas definições para a palavra dependência e eu vou citar algumas:

  1. Qualidade de dependente.
  2. Cada aposento de uma casa.
  3. Cada uma das unidades de um conjunto composto de várias edificações, como empresas, clubes, hotéis.

O significado número 1 é o que eu quero dar mais ênfase e farei isso logo mais.

Os significados 1 e 2 são semelhantes. Referem-se a locais. É provável que você já ouviu dizerem em filmes ou leu em livros a frase “ vou para os meus aposentos” (quarto). Ou “essas são as dependências da escola”.

A palavra dependência possui alguns sinônimos: disposição, subordinação, sujeição, tutela.

Possui também outras palavras relacionadas: inferioridade, sujeição, submissão, baixeza, pequenez, depreciação, desvantagem, derrota, rebaixamento, descrédito.

Percebe que tanto os sinônimos quanto às palavras relacionadas, em sua maioria, têm significados, digamos, negativos?

Tirando os significados 2 e 3 usados anteriormente que referem-se a locais, a palavra dependência pode não soar muito bem, pelo menos em algumas situações.

Veja alguns exemplos:

“Não consegui terminar meu relatório, pois dependia do computador, que havia quebrado.”

“A seleção brasileira de futebol depende do resultado de outras equipes para poder se classificar para próxima fase.

“Era humilhado em seu local de trabalho, mas dependia dele para sustentar sua família”.

Veja que quando a palavra dependência está relacionada a depender de algo ou alguém, não costuma ser muito bom.

Já quando trata-se de depender de você mesmo, a coisa pode mudar. Por exemplo: “Meu sucesso pessoal só depende de mim”. Uma coisa boa, depender apenas de você, de suas atitudes e esforços.

Dependência química: uma das piores dependências que se pode ter

Eis o ponto em que eu queria chegar: dependência química. De todas as dependência que uma pessoa pode ter, sem dúvidas a dependência química é uma das piores.

A dependência química é classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença crônica, ou seja, não possui cura definitiva. É um transtorno mental ocasionado pelo abuso de drogas, lícitas ou ilícitas.

E como seu próprio nome sugere, trata-se de uma pessoa tornar-se dependente de substâncias químicas, ou seja, uma pessoa que se torna submissa, pode-se até dizer escrava das drogas.

A dependência química atinge a saúde física, mental e emocional do dependente químico. E também abala, principalmente a saúde emocional de sua família, pois é muito triste ver um ente querido sendo literalmente destruído por essa terrível doença.

As razões que levam uma pessoa a se tornar dependente química são diversas. Desde influências de amigos até problemas familiares.

O ideal é sempre conscientizar a todos dos males que as drogas causam, principalmente os mais jovens que são os principais alvos da dependência química.

Mas quando prevenir não é mais possível, a solução é remediar. E nesse caso, o dependente químico precisa de um local adequado para que possa tratar a doença. E esse local é a clínica de recuperação.

A Clínica Reconduzir possui mais de 16 anos ajudando milhares de pessoas a se libertarem dessa dependência, que sem dúvida é uma das piores, como dito anteriormente.

Se você está passando por problemas com a dependência química, seja com você mesmo ou com algum familiar, entre em contato com a Clínica Reconduzir. Nós possuímos unidades em todo o território nacional e você pode agendar uma visita para nos conhecer de perto.

Aguardamos seu contato!

Compartilhe nas redes sociais