Dependência Química E Recuperação De Pessoas

Dependência Química E Recuperação De Pessoas

- janeiro 2, 2020

Dependência química e recuperação de pessoas. Esses dois termos podem ser comparados a doença e remédio, respectivamente. Ou problema e solução. Continue lendo para entender melhor.

A dependência química é uma doença crônica (não possui cura definitiva), primária, ou seja, que pode gerar outras doenças e também progressiva (pode piorar com o passar do tempo).

Além disso, a dependência química é classificada como um transtorno mental decorrente do abuso de substância psicoativas, sejam elas lícitas como álcool, tabaco, medicamentos, ou ilícitas como maconha, cocaína, crack, etc.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química mata cerca de 500 mil pessoas anualmente. Isso sem contar os homicídios ocasionados pelo tráfico de drogas.

A dependência química, além de ser uma doença, também é um problema social. Muitos dependentes químicos acabam perdendo seus empregos, e em casos mais extremos, cometem crimes e prostituição para sustentar o vício.

Por esses e outros motivos semelhantes, muitas pessoas podem não aceitar que a dependência química é uma doença e sim um desvio de caráter. E a falta de conhecimento gera o preconceito, e isso acaba sendo mais um obstáculo que o dependente químico precisa enfrentar.

Mas por mais destrutiva e cruel que possa ser a dependência química na vida de uma pessoa, ela possui tratamento adequado que resulta na recuperação e o dependente químico pode voltar a ter uma vida normal e saudável.

Dependência química e recuperação de pessoas: o que deve ser feito?

É comum que os familiares fiquem extremamente abalados quando se tem um membro da família dependente químico. Mas apesar da doença não possuir uma cura definitiva ela possui um tratamento. Vamos falar mais sobre isso logo a seguir.

Existe um local específico para lidar com a dependência química e recuperação de pessoas. Um local que possui estrutura adequada para que o tratamento seja eficaz. Um local que vai muito além de um hospital. E esse local é a clínica de recuperação.

Como a doença abrange diversos aspectos na vida do dependente químico, como a saúde física, mental, emocional e social, se faz necessária a atuação de profissionais especializados em cada uma dessa áreas como médicos, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras e terapeutas. Além de enfermeiros e monitores que estão sempre à disposição do paciente em caso de emergência.

A clínica de recuperação, além de ajudar o paciente a ficar livre das substâncias que o fizeram desenvolver a dependência química, também ajuda em sua reintegração na sociedade.

Como falamos anteriormente, uma das dificuldades que o dependente químico enfrenta após ter se livrado das drogas é o preconceito. Principalmente se antes de dar início ao tratamento na clínica de recuperação tenha se envolvido com alguma atividade criminosa e tiver passagem pela polícia.

A clínica de reabilitação tem um papel muito importante quando o assunto é dependência química e recuperação de pessoas. Mas a ajuda da família também é essencial para que o dependente químico possa evitar uma recaída e precisar recomeçar o tratamento sendo internado novamente.

A Clínica Reconduzir

A Clínica Reconduzir possui mais de 16 anos de experiência com dependência química e recuperação de pessoas, ajudando milhares de pessoas a combaterem os males que a doença traz, proporcionando uma vida mais feliz e saudável aos pacientes e seus familiares.

Entre em contato agora mesmo para conhecer mais a respeito da Clínica Reconduzir, principalmente se você ou algum familiar estiver sofrendo por causa dessa terrível doença que é a dependência química.

Compartilhe nas redes sociais