Dependência química sintomas

- maio 15, 2020

Já percebeu alguém que está se tornando mais distante ou agressivo de uma hora para a outra? Começou a mudar e estar com pessoas diferentes? Esses são alguns dos sinais que podem demonstrar como funciona a dependência química sintomas.

A dependência química é uma questão que atinge de maneira muito sútil a pessoa. Como há um acesso muito fácil as drogas, a convivência com pessoas que utilizam, são alguns dos fatores que podem favorecer o uso da droga.

Por conta disso, é bem comum que o primeiro contato com as drogas seja já na infância, seja através da bebida alcoólica ou drogas ilícitas. Uma das melhores maneiras para lutar contra a dependência química é através da conversa. É necessário criar uma relação de confiança e vínculo, abrindo espaço para a pessoa compartilhar os seus sentimentos.

É fundamental que os familiares estejam atentos aos primeiros sintomas e sinais de mudanças de comportamento para poder oferecer ajuda. É muito importante conseguir evitar que a situação piore, trazendo problemas para a saúde mental e física da pessoa.

Sintomas da dependência química

A dependência química sintomas podem ser sentidos através da mudança de humor e no comportamento. Começam a se tornar pessoas mais reservadas, introspectivas, tristes ou demonstrando muita culpa. Dependendo da droga usada, também podem se tornar mais agressivos, sem motivo aparente.

O dependente químico também vai procurar estar próximo das pessoas que vão incentivar o uso da droga, por isso, podem começar a ter amigos que não costumavam ter antes. Ao perceber essas mudanças é muito importante prestar atenção aos mínimos sinais.

A pessoa que usa droga também tem alguns sintomas físicos, como a presença de hematomas, ferimentos, arranhões ou sangramentos, conforme o tipo de droga. As roupas também podem demonstrar algo ou objetos encontrados juntos, como garrafas vazias, canudos, objetos perfurantes, cachimbos.

O dependente químico também apresenta algumas alterações no seu metabolismo, com falta ou excesso de apetite. O seu semblante também é diferente, com olhos vermelhos, nariz irritado sendo algum dos sinais.

O abuso de drogas também pode trazer transtornos mentais. Assim, a pessoa pode demonstrar um desequilíbrio emocional, se tornando mais agressivo ao tentar esconder ou conseguir mais droga. Alguns apresentam um sentimento profundo de tristeza quando longe da droga.

Como ajudar o dependente químico?

Depois que se entende a dependência química sintomas, é importante compreender que não é uma tarefa fácil conseguir ajudar essa pessoa. Demanda muita paciência e tempo para primeiro conseguir fazer a pessoa se conscientizar em relação ao seu consumo abusivo de drogas.

Conseguindo ultrapassar essa etapa, é a hora de apresentar as opções de tratamento, mostrando como a recuperação é importante para que ele possa voltar a ter uma vida normal longe das drogas. Mostrar todas as consequências negativas que a droga traz para ele e para os outros ao seu redor.

A Clínica Grupo Reconduzir consegue oferecer o que há de melhor em uma equipe profissional multidisciplinar para realizar o atendimento e tratamento de dependência química com todos os cuidados e respeito para com o paciente.